segunda-feira, 30 de julho de 2012

São Crianças!



Toda a vida tive dificuldade em aceitar, e sobretudo em compreender, a tolerância dos Pais face às má-criadices dos Filhos (gosto desta expressão – má-criadice – tão regional!!!).
Muitas vezes me questionei se aquela minha aversão a putos desregrados seria fruto da minha inexperiência com crianças e se, um dia, quando tivesse Filhos, veria a coisa de forma diferente.
Pois, meus caros amigos, tenho-vos a informar que a maternidade não teve qualquer efeito a esse nível!
A verdade é que continuo absolutamente intolerante à má educação congénita que assola as nossas pobres crianças, digo pobres porque, naturalmente, a culpa não é delas! A culpa é de quem não as repreende, de quem não lhes ensina a diferença entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.
Quantas vezes, perante autenticas barbaridades, se vêem os paizinhos, esses garantes de formação cívica e moral dos petizes, encolher os ombros, ou olhar para o lado como quem não vê, ou simplesmente desculpar os actos com aquele ridículo lugar comum: “são crianças!”, como se isso os enchesse de uma faculdade divina de omnipotência…
Pior que isso são aqueles pais que se dizem muito exigentes (tipo eu) e depois, perante a constatação dos factos, por exemplo quando os fedelhos destroem objectos alheios, gritam, berram ou simplesmente se fazem de moucos, reagem como se nada fosse, nem uma palavrinha de desculpas a quem são devidas, muito menos se prontificam a pagar o que quer que seja, e aos meninos, vá beijinhos e abraços que são a coisinha “mai” linda do mundo!
Esses deixaram de ser convidados para cá vir a casa e vão continuar do lado de fora da porta até que as suas crias tenham idade de ir à tropa (e isto, obviamente, sem qualquer distinção sexista)!
A coisa “mai” linda do mundo cá de casa, não obstante ser amada até à exaustão, até que o ar se nos acabe nos pulmões e que o bater do coração se finde, vai ter regras e se não as cumprir (porque por mais boas intenções que se tenham nem sempre somos bem sucedidos), serei a primeira a pedir desculpas, primeiro a ele e a seguir ao mundo!


1 comentário:

  1. Estou inteiramente de acordo contigo. Não suporto criancinhas malcriadas e honestamente faz-me confusão ver os pais a não disciplinarem os filhos com a desculpa de que «estamos tão pouco tempo com os nossos filhos, que não queremos passar esse pouco tempo a ralhar com eles...» Helloooo!!! Acordem para a vida antes que fiquem do lado de fora da porta da casa de muitos amigos que não estão para a aturar o vosso "puto" ou "miúda" ou "putos" irritantes e malcriados!

    ResponderEliminar