terça-feira, 29 de abril de 2014

"Quem não tem vizinho certo, dorme com um olho fechado e outro aberto"

Assim diz o povo e, de facto, assim é!

Quando decidimos comprar casa não conhecíamos nenhum dos habitantes da urbanização. A casa era boa, o preço era dentro do nosso orçamento, a zona era calma e perto do trabalho… tudo parecia encaixar dentro daquilo que tínhamos projectado

Mudámo-nos e rapidamente chegámos à conclusão que havia uma outra grande mais-valia: A vizinhança!

Na minha urbanização, as crianças brincam na rua, os animais passeiam livremente, as pessoas são disponíveis e bem-intencionadas. Se o sal, a cebola ou os ovos se acabam na nossa despensa, há sempre quem tenha para ceder, a troco de um sorriso e meio minuto de converseta.

No Verão, o pessoal reúne-se na rua, canta os parabéns a quem faz anos, sendo que estes, disponibilizam o bolinho e os copos à porta de casa!

Não se perde uma oportunidade de conviver, de fazer coisas, de organizar passeios. É certo que existem sempre os elementos dinamizadores que fazem toda a diferença, aqueles que têm as ideias, que tomam as iniciativas, que se dão ao trabalho e põem a mão na massa, mas o certo é que o resto do grupo, responde, comparece, junta-se, e convive-se como uma família.

Ele é passeios pelo campo com piquenique, ele é idas à praia, ele é sardinhadas, ele é magusto, ele é caracolada…. Sim, sim, sim… fazemos isso tudo!

Exclamam vocês: Mas vocês devem ter casa enormes, para receber toda uma vizinhança!!!

Não, pasmem-se amigos, isto tudo é na rua, em plena via pública. Monta-se o estandarte, acende-se o lume, compram-se as sardinhas, as febras e os caracóis, cada um leva o que tem e pode, e come-se até cair! E é tão bom!

É fino? É requintado? Não! Os pratos, os copos e os talheres são de plástico, os guardanapos de  papel, mas a companhia, essa, é de primeira categoria!

Se os meus vizinhos são santos? Não, cada um de nós tem o seu feitio, as suas taras e as suas implicâncias, mas que fazemos um grupo bem simpático, isso fazemos!  E não há “ovelhas negras”? Também há, mas estão tão recolhidas na sua insignificância, que nem nos lembramos delas!


Só para que tenham uma ideia, aqui fica a documentação da última caracolada. Embora, desta vez, muitos dos bons tenham estado fora, a festa foi rija como sempre!


4 comentários:

  1. Pá ó Pitanguinha, eu sei que diz Algarve na região onde moras, mas vou-te ser sincero. Parece-se imenso com a zona em que eu moro, onde acontece disso, também! :)

    De certeza que não és vizinha da malta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pitanga não mente! Se a malta não vive no Algarve, não somos vizinhos! ;)

      Eliminar
  2. Parece-me muito bem. Diferente do meu burgo onde dizemos bom dia/boa tarde e já é muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acho que isso é o que acontece na maioria dos casos. Esta convivência de que falo, apanhou-me de surpresa, a mim e à maioria dos vizinhos, e tem sido bem simpático! ;)

      Eliminar