sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aqui Me Confesso!


Desde que iniciei este Blog tenho falado nalguns aspectos da minha vida, mas ainda não fiz referência à minha profissão.

Parece-me que está na hora de me confessar, de admitir que ganho a vida agradando a uns e arreliando outros.

Quando a própria Ministra da Justiça diz que os advogados são todos uma cambada de ladrões, é impossível dizer o que faço sem esperar ser achincalhada por quem recebe a notícia!

É pois nessa senda, que muitas vezes se torna complicado fazer entender aos Clientes que não somos de facto ladrões, que esta corja de energúmenos a quem o Estado Português chama de usurpadores, chupistas e tantos outros predicados de igual nível, são na realidade profissionais, felizmente na sua maioria, honestos, que praticam serviço público e a quem o Estado, vergonhosamente, deve milhões, paga tarde e sem juros!
E ainda que pagasse a horas, há coisas que o dinheiro não paga. Acreditem, por aqui, passa gente muito doida…

Aqui fica uma transcrição (abreviada) de uma conversa com um Cliente beneficiário de apoio judiciário:

- Oh Sr.ª Dr.ª, fui agora notificado que existe um processo contra mim a correr no Brasil, e tenho 15 dias para responder, o que é que eu faço?
- O Sr. tem que arranjar um advogado no Brasil porque eu não posso exercer fora de Portugal, nem conheço a lei brasileira.
- Oh Sr.ª Dr.ª, mas a minha advogada brasileira leva muito caro e eu não tenho dinheiro, por isso ela disse-me para pedir um defensor público, como é que faço isso?
- O Sr. tem que se informar junto das autoridades brasileiras, porque eu não sei como funciona o sistema de apoio judiciário no Brasil!
- Mas oh Sr.ª Dr.ª, e eu não posso fazer o pedido aqui?
- Claro que não, porque o nosso Apoio Judiciário só vale em Portugal e o seu processo corre num tribunal brasileiro!
-Oh Sr.ª Dr.ª, então e se eu pedir um defensor público no Brasil, é-me nomeado um advogado brasileiro ou português?

 Ninguém merece!!!!

1 comentário:

  1. Deixa lá, a opinião generalizada acerca dos juízes não é melhor... privilegiados que dói... tu sabes!

    ResponderEliminar